segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ideias sobre a 1ª Divisão

1ª Divisão
A época ainda vai a meio, mas o RDG arrisca-se a afirmar que é talvez, a época mais equilibrada e bem jogada de há uns anos para cá.
O RDG faz este resumo sem querer ofender ou ferir qualquer susceptibilidade de qualquer jogadora ou clube, tendo como objectivo principal dinamizar o Rugby Feminino e o seu campeonato.
Todos os dados foram retirados dos sites e blogues das equipas e do site da FPR, pelo que se algum dado que não seja opinião, não estiver correcto, o blog pede desculpa e agradece que o corrijam.
Falando das equipas...
Agrária de Coimbra
A equipa do Mondego está a fazer uma época dentro da sua normalidade, oscilando entre o 1º e o 2º lugar.
Neste momento encontra-se em 1º lugar da classificação geral ( existem equipas com menos 1 e 2 jogos).
Com um treinador novo, a equipa está renovada e com mais força nos avançados, sector que apresentava, no passado, algumas lacunas. Um misto de experiência com nomes como Raquel Castro, Raquel Trigueiros e Joana Borlido e uma grande mancha jovem, dão força à avançada de Coimbra.
Na sua linha de 3/4, detém grandes jogadoras, umas mais jovens como é o caso da ponta Inês Boavida, e outras com experiência internacional. É o caso de Isa Ribeiro, Joana Carvalho ou Maria João Campos. Estas são jogadoras chave da equipa do Mondego, que têm sido uma dor de cabeça para qualquer equipa. Veja-se por exemplo os pontos marcados pela arrier verde e amarela.
Em termos de resultados, têm assim vitórias expressivas sobre a Agronomia e Loulé, uma derrota bastante cara frente ao SLB e uma vitória difícil sobre o CDUP.
Benfica
As actuais campeãs nacionais, encontram-se em 2º lugar com menos um ponto que as charruas mas com um jogo a menos.
Até à data têm um registo invejável, dispondo de 4 vitórias em 4 jogos.
Na sua equipa dispõem quase com toda a certeza, do pack de avançadas mais pesado do campeonato. A sua talonadora e capitã Catarina Ferreira é um símbolo da equipa, pela sua experiência e qualidade assim como Arlete Gonçalves. Pela sua juventude têm uma forte pilar e uma 2ª linha fortes.
Já nos seus 3/4 apresentam algumas lacunas nos seus médios de formação e abertura, no entanto, apresentam uma forte dupla de centro, destacando a jovem Catarina Antunes.
No que toca aos resultados, uma vitória dilatada sobre o Loulé e três vitórias suadas perante a Agrária de Coimbra, CDUP e Técnico.
Técnico
O Técnico é a surpresa da 1ª volta. Mesmo tendo entrado no campeonato com uma derrota, está a praticar um rugby de grande qualidade e atractivo.
Esta equipa jovem tem um pack avançado com um peso considerável e liderado pela experiente Marta Ferreira, capitã da equipa.
É de destacar também o poderio físico da jogadora ex-Belas, Tânia Semedo, que tem sido uma dor de cabeça para todas as equipas.
Falando da linha de 3/4, tem talvez a mais promissora linha do campeonato, embora não tenha, na opinião do RDG, uma abertura que acompanhe jogadoras como Mariana Pimenta, Leonor Amaral e Joana Vieira, esta última bastante polivalente e com um excelente jogo ao pé, coisa rara no rugby feminino.
Na opinião do RDG, tem a jogadora mais completa do campeonato que é a centro Mariana Pimenta e uma dupla de centro que a par da do CDUP, é a melhor do campeonato : Leonor Amaral e Mariana Pimenta.
Em termos de resultados, têm duas derrotas e duas vitórias equilibradas: vitória expressiva sobre o Loulé e derrota expressiva frente à Agrária de Coimbra e vitória renhida frente a CDUP e derrota renhida frente ao Benfica.
CDUP
A par da Agronomia, é a equipa mais nova do campeonato. Apesar de estarem em 4º lugar, têm sido uma equipa a abater por parte dos restantes adversários. Assim, tem-se verificado uma enorme competitividade e equilíbrio nos jogos que esta equipa realizou.
Para além da idade, é também a que tem um pack mais leve mas ao mesmo tempo bastante móvel e fazendo um jogo de avançados que poucas equipas têm feito.
De destacar, a ex-Loulé Mariana Arouca pela sua adaptação e Mariana Oliveira e Isabel Ozorio que para além de serem um símbolo do pack, são bastante polivalentes.
Na linha de 3/4 têm jogadoras com grande qualidade como é o caso de Maria João Mamede e têm uma dupla de centros, que na opinião do RGD, a par da do Técnico é a mais agressiva e com maior qualidade. Fala-se assim de Carlota Gouveia e Leonor Cameira.
Têm uma vitória esclarecedora sobre a Agronomia e três derrotas "renhidas" com o Técnico, Benfica e Agrária de Coimbra.
Agronomia
A Agronomia vai no 5º posto da tabela, apesar de ter dois jogos em atraso. Está a ter algumas dificuldades no que toca a rodagem pois realizou menos jogos que as outras equipas.
Falando da sua equipa tem um pack avançado todo ele bastante forte e pesado, com jogadoras detentoras de um forte poderio físico.
De destacar a pilar, julgo que também 2ª linha e agora nr8, Maria Heitor, que é motor do seu pack, bastante móvel e com nível técnico interessante.
Ao nível dos 3/4, têm uma linha leve e por vezes rápida, no entanto, ainda um pouco inexperiente.
A sua capitã, Francisca Hall, é outro dos símbolos da equipa, não só pela sua experiência mas também pela quantidade de posições onde joga, alternando nos avançados, formação e abertura.
No que toca aos resultados, têm uma vitória sobre o Loulé e derrotas frente ao CDUP e Agrária de Coimbra.
Loulé
O Loulé é a recém chegada equipa da 2ª divisão. Talvez por isso ainda esteja a sentir algumas dificuldades em adaptar-se à exigência da divisão principal não só pelo nível das equipas, mas também pelas diferenças no modelo de competição e sistema de jogo.
Apesar de até à data contar com 4 derrotas, marcou pontos à Agronomia e Técnico.
Uma equipa que está em construção e que com toda a certeza vai ter os resultados do trabalho realizado.
Conta com algumas jogadoras experientes e tem uma nr8 bastante rápida.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A nr 10



A posição de médio de abertura, é para muitos, a mais importante do rugby. Na opinião do Rugby das Girls, é uma das mais importantes.
É o médio de abertura que comanda os 3/4 e que põe a linha dos rápidos a trabalhar.
No contexto do rugby feminino nacional, o Rugby das Girls acha que são poucas as equipas que fazem uso da sua abertura, isto é, as jogadoras desta posição não têm tanta relevância e peso no jogo como no rugby masculino.
As razões são simples: muitas das "dezes" improvisadas ou não, têm passe deficiente, falta de técnica e táctica e falta de visão de jogo aliada à não utilização ou falta de conhecimento do jogo ao pé.
Todas as características apresentadas, são a base de qualquer abertura.
O rugby das Girls quer saber a vossa opinião!
Acham que existem boas nr 10 no nosso rugby?
Quem são elas?
Acham que o facto de se ter uma boa abertura pode melhorar o nível de rugby ?
Como explicam o nível de jogo ao pé?
O rugby das Girls fica à espera da vossa colaboração!

Resultados do fim de semana

Este fim de semana realizaram-se os seguintes jogos:


Loulé (7) - Técnico (74)

O Técnico foi a Loulé obter uma vitória com números bastante volumosos. A estrela foi sem dúvida a sua nr. 15, Joana Vieira, ao marcar 39 pontos dos 74 obtidos pelas mabecas.
O Loulé ainda assim, conseguiu marcar um ensaio convertido, coisa que equipas mais experientes como o CDUP, não conseguiram frente à equipa das Olaias.

Nota: Não foi nomeado nenhum árbitro para o jogo em Loulé!

O rugby das girls aguardará com grande entusiasmo o desenrolar do jogo que vai opor as mabecas às benfiquistas.
Será com toda a certeza, o jogo forte da próxima jornada!



CDUP (5)- Agrária (12)

A Agrária foi à casa emprestada do CDUP, Lousada, arrecadar mais uma vitória. Desta feita conseguiu uma vitória por 7 pontos de diferença, frente a um adversário que está a dar cartas no campeonato nacional.
Jogo muito equilibrado onde a experiência das charruas pode ter feito a diferença.


Agronomia - Benfica

Jogo adiado devido às condições climatéricas.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Resultados do fim de semana

Neste fim de semana, realizaram-se os seguintes jogos com os respectivos resultados:

1ª Divisão
Benfica (22) - CDUP (15) Fotos do jogo aqui, aqui e aqui.
Loulé (0) - Agrária (72)
Agronomia - Técnico (Adiado)

2ª Divisão
Lousã – Cascais (19-00)
CRAV – Caldas/Santarém (resultado a confirmar)
Lousã – CRAV (00-05)
Cascais – Caldas/Santarém (05-10)

Pede-se a todas as interessadas e interessados, que mandem resumos de jogo, fotografias entre outros para o email: rugbydasgirls@gmail.com

A caixa de comentários está aberta a todos. Comentem, critiquem com cabeça, discutam os jogos, dêem seguestões! O Rugby das Girls está à vossa disposição!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bem vindas

Olá a todas!
Este blog foi criado com o objectivo de ser um espaço informativo, onde todas as jogadoras de rugby podem ter acesso.
Para estar sempre dinâmico, ia pedir às senhoras interessadas, que me enviassem relatos de jogo, fotografias e tudo o que possam achar ser útil para dinamizar o blogue, através do seguinte email : rugbydasgirls.gmail.com
Ao contrário de alguns blogues, este vai ser um espaço onde podem expressar a vossa opinião. Peço-vos, contudo, que tenham cuidado com o que escrevem, pois para além de serem vocês próprias as prejudicadas, representam um clube.
Não me importo que escrevam em anonimato, peço-vos é que tenham, como se diz normalmente, " dois dedos de testa" !
Boa época para todas e divirtam-se!
A gerência do Rugby das Girls