segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ideias sobre a 1ª Divisão

1ª Divisão
A época ainda vai a meio, mas o RDG arrisca-se a afirmar que é talvez, a época mais equilibrada e bem jogada de há uns anos para cá.
O RDG faz este resumo sem querer ofender ou ferir qualquer susceptibilidade de qualquer jogadora ou clube, tendo como objectivo principal dinamizar o Rugby Feminino e o seu campeonato.
Todos os dados foram retirados dos sites e blogues das equipas e do site da FPR, pelo que se algum dado que não seja opinião, não estiver correcto, o blog pede desculpa e agradece que o corrijam.
Falando das equipas...
Agrária de Coimbra
A equipa do Mondego está a fazer uma época dentro da sua normalidade, oscilando entre o 1º e o 2º lugar.
Neste momento encontra-se em 1º lugar da classificação geral ( existem equipas com menos 1 e 2 jogos).
Com um treinador novo, a equipa está renovada e com mais força nos avançados, sector que apresentava, no passado, algumas lacunas. Um misto de experiência com nomes como Raquel Castro, Raquel Trigueiros e Joana Borlido e uma grande mancha jovem, dão força à avançada de Coimbra.
Na sua linha de 3/4, detém grandes jogadoras, umas mais jovens como é o caso da ponta Inês Boavida, e outras com experiência internacional. É o caso de Isa Ribeiro, Joana Carvalho ou Maria João Campos. Estas são jogadoras chave da equipa do Mondego, que têm sido uma dor de cabeça para qualquer equipa. Veja-se por exemplo os pontos marcados pela arrier verde e amarela.
Em termos de resultados, têm assim vitórias expressivas sobre a Agronomia e Loulé, uma derrota bastante cara frente ao SLB e uma vitória difícil sobre o CDUP.
Benfica
As actuais campeãs nacionais, encontram-se em 2º lugar com menos um ponto que as charruas mas com um jogo a menos.
Até à data têm um registo invejável, dispondo de 4 vitórias em 4 jogos.
Na sua equipa dispõem quase com toda a certeza, do pack de avançadas mais pesado do campeonato. A sua talonadora e capitã Catarina Ferreira é um símbolo da equipa, pela sua experiência e qualidade assim como Arlete Gonçalves. Pela sua juventude têm uma forte pilar e uma 2ª linha fortes.
Já nos seus 3/4 apresentam algumas lacunas nos seus médios de formação e abertura, no entanto, apresentam uma forte dupla de centro, destacando a jovem Catarina Antunes.
No que toca aos resultados, uma vitória dilatada sobre o Loulé e três vitórias suadas perante a Agrária de Coimbra, CDUP e Técnico.
Técnico
O Técnico é a surpresa da 1ª volta. Mesmo tendo entrado no campeonato com uma derrota, está a praticar um rugby de grande qualidade e atractivo.
Esta equipa jovem tem um pack avançado com um peso considerável e liderado pela experiente Marta Ferreira, capitã da equipa.
É de destacar também o poderio físico da jogadora ex-Belas, Tânia Semedo, que tem sido uma dor de cabeça para todas as equipas.
Falando da linha de 3/4, tem talvez a mais promissora linha do campeonato, embora não tenha, na opinião do RDG, uma abertura que acompanhe jogadoras como Mariana Pimenta, Leonor Amaral e Joana Vieira, esta última bastante polivalente e com um excelente jogo ao pé, coisa rara no rugby feminino.
Na opinião do RDG, tem a jogadora mais completa do campeonato que é a centro Mariana Pimenta e uma dupla de centro que a par da do CDUP, é a melhor do campeonato : Leonor Amaral e Mariana Pimenta.
Em termos de resultados, têm duas derrotas e duas vitórias equilibradas: vitória expressiva sobre o Loulé e derrota expressiva frente à Agrária de Coimbra e vitória renhida frente a CDUP e derrota renhida frente ao Benfica.
CDUP
A par da Agronomia, é a equipa mais nova do campeonato. Apesar de estarem em 4º lugar, têm sido uma equipa a abater por parte dos restantes adversários. Assim, tem-se verificado uma enorme competitividade e equilíbrio nos jogos que esta equipa realizou.
Para além da idade, é também a que tem um pack mais leve mas ao mesmo tempo bastante móvel e fazendo um jogo de avançados que poucas equipas têm feito.
De destacar, a ex-Loulé Mariana Arouca pela sua adaptação e Mariana Oliveira e Isabel Ozorio que para além de serem um símbolo do pack, são bastante polivalentes.
Na linha de 3/4 têm jogadoras com grande qualidade como é o caso de Maria João Mamede e têm uma dupla de centros, que na opinião do RGD, a par da do Técnico é a mais agressiva e com maior qualidade. Fala-se assim de Carlota Gouveia e Leonor Cameira.
Têm uma vitória esclarecedora sobre a Agronomia e três derrotas "renhidas" com o Técnico, Benfica e Agrária de Coimbra.
Agronomia
A Agronomia vai no 5º posto da tabela, apesar de ter dois jogos em atraso. Está a ter algumas dificuldades no que toca a rodagem pois realizou menos jogos que as outras equipas.
Falando da sua equipa tem um pack avançado todo ele bastante forte e pesado, com jogadoras detentoras de um forte poderio físico.
De destacar a pilar, julgo que também 2ª linha e agora nr8, Maria Heitor, que é motor do seu pack, bastante móvel e com nível técnico interessante.
Ao nível dos 3/4, têm uma linha leve e por vezes rápida, no entanto, ainda um pouco inexperiente.
A sua capitã, Francisca Hall, é outro dos símbolos da equipa, não só pela sua experiência mas também pela quantidade de posições onde joga, alternando nos avançados, formação e abertura.
No que toca aos resultados, têm uma vitória sobre o Loulé e derrotas frente ao CDUP e Agrária de Coimbra.
Loulé
O Loulé é a recém chegada equipa da 2ª divisão. Talvez por isso ainda esteja a sentir algumas dificuldades em adaptar-se à exigência da divisão principal não só pelo nível das equipas, mas também pelas diferenças no modelo de competição e sistema de jogo.
Apesar de até à data contar com 4 derrotas, marcou pontos à Agronomia e Técnico.
Uma equipa que está em construção e que com toda a certeza vai ter os resultados do trabalho realizado.
Conta com algumas jogadoras experientes e tem uma nr8 bastante rápida.

11 comentários:

Anónimo disse...

Bom resumo por parte do RDG...
Quem escreveu? :)

Anónimo disse...

ganda resumo, assim é que é falar.
mas tá ai um erro. corrijam e não corrigam.

mts parabens

viva aos saltinhos

Rugby das Girls disse...

Boa tarde

Desde já muito obrigado aos leitores que escreveram os dois comentários pois só prova que leram o resumo que o RDG escreveu.

Por uma ou outra razão, o RDG prefere ficar como "entidade" se é que se assim se pode chamar.

Espero que percebam

Bom Ano a todas

Anónimo disse...

Bastante interessante este post. Já fazia falta alguém que comentasse o nosso rugby sabendo do que fala. Concordo com o que foi dito. A agrária também tem uma vitória algo expressiva sobre o técnico num jogo no qual o técnico ainda não se apresentava ao seu melhor nível, parece-me.

Parabéns

Anónimo disse...

Com menos de 1 mes este blog ja tem 400 visitas e nem uma polemica!
mt bem rugby fem. Ao contrario de nos homens, voces sabem manter um site de nível,cmo este e.
muitos parabens a todas e ao rugby das girls! que nome tao criativo!

adepto atento

Anónimo disse...

Muito bem! Gostei do resumo.
Posso perguntar porque é que a Maria Inês da Agrária não tem direito ao seu apelido (Boavida)? Ah, e ela não gosta de Maria ;) Obigada!

Anónimo disse...

Grande Inês Boavida :P

Rugby Portugal disse...

O site Rugby Portugal (www.rugbyportugal.com) gostaria de desejar a todos os elementos da comunidade de rugby nacional, dos dirigentes aos atletas, passando por todos os técnicos e adeptos que a modalidade tem, um bom ano de 2009, repleto de bons momentos e passado junto daqueles que são mais importantes, os familiares e amigos, a quem estendemos estes votos.

Cumprimentos,

Bernardo Rosmaninho

PS: Gostaria de vos convidar a lerem o nosso rescaldo sobre a primeira parte da época, abordando a competição dos S16 aos Seniores, presente na página inicial do site, logo depois do artigo de notícias.

PS2: Já conhecia este espaço desde que "nasceu" mas na altura não ponderei coloca-lo na página dos links do Rugby Portugal (nos websites nacionais), sinceramente, porque não sabia o que iria sair daqui.

Um mês e vários posts depois dou-vos os meus sinceros parabéns pelo trabalho correcto, honesto e, mais importante, de qualidade que fazem e informo-vos que farei o que puder para divulgar este vosso espaço, para que continuem a funcionar e tenham cada vez mais visitas.

Rugby Portugal disse...

PS2: Inseri o Rugby das Girls na lista de websites nacionais na página dos links do Rugby Portugal. Espero que não se importem. Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Pelo que li, só as agrárias é que vêm para aqui dizer que "isto" ou "aquilo" esta incorrecto! Os apelidos e alcunhas e nomes pelo qual são conhecidos são o mais importante aqui... YAH! Não haverá mais nada a comentar não?

Anónimo disse...

Parabens pelo "resumo" muito objectivo, real e sem clubismos, continuem a fazer o bom trabalho no acompanhamento da segunda volta.